REGULAMENTO DE APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS CIENTÍFICOS DO INSTITUTO BRASILEIRO DE DIREITO DE FAMÍLIA SEÇÃO RIO GRANDE DO SUL - IBDFAM/RS

Art. 1º. Os participantes interessados em apresentar trabalhos científicos durante o VIII Congresso Gaúcho de Direito de Família e Sucessões, deverão enviá-los por e-mail até o dia 26 de julho de 2021 (segunda-feira) atendendo às seguintes normas:

 

§ 1º - O pagamento da inscrição para participar do evento e apresentar o trabalho É OBRIGATÓRIO, devendo todos os autores estarem inscritos na data de envio do trabalho. Informamos que o IBDFAM/RS não faz reembolso de pagamentos efetuados.

 

§ 2° - O trabalho inscrito deverá ser inédito, não tendo sido publicado/apresentado (ou estar em via de ser publicado / apresentado) em qualquer outro evento de âmbito regional, nacional ou internacional ou em obras (livros e revistas) físicas ou virtuais.

 

§ 3º - Cada autor poderá submeter até 02 (dois) trabalhos, desde que com temáticas completamente diferentes.

 

§ 4º - A inscrição dos trabalhos será realizada mediante o recebimento do e-mail contendo o trabalho anexado em formato word (doc) e pdf, um dos arquivos deverá ser enviado sem identificação do(s) autor(es), para o e-mail rs@ibdfam.org.br, conforme as especificações nos artigos subsequentes.

 

§ 5º - O número de autores por trabalho deverá ser no máximo de 04 (quatro).

 

CAPÍTULO I

TRABALHOS CIENTÍFICOS NA MODALIDADE APRESENTAÇÃO ORAL

 

Art. 2º - No título do e-mail deverá constar “TRABALHO CIENTÍFICO – MODALIDADE APRESENTAÇÃO ORAL – VIII CONGRESSO GAÚCHO DE DIREITO DE FAMÍLIA E SUCESSÕES” e no corpo do e-mail as seguintes informações: nome completo do(s) autor(es) e coautor(es), assim como respectivos e-mails.

 

Art. 3º - A Comissão Técnica fará uma seleção de, no máximo, 2 (dois) trabalhos para apresentação oral.

 

§1º O prazo de exposição será de no máximo 10 min. Em caso de coautoria deverá ser indicado, já no momento do envio do trabalho, o nome de quem será o apresentador, sendo permitido apenas um apresentador.

 

§1º No caso de o apresentador desejar apresentar slides, o arquivo deverá ser enviado até o dia 18 de agosto de 2020 para rs@ibdfam.org.br.

 

Art. 4º - O tema dos trabalhos deverá versar obrigatoriamente sobre uma das temáticas do Congresso, quais sejam: a) direito das crianças e adolescentes; b) direito das pessoas idosas; c) direito de família; d) direito das sucessões; e) áreas afins às temáticas anteriores.

  

Art. 5°. Os trabalhos enviados, em formato de artigo, poderão ser escritos em português ou espanhol e deverão conter as seguintes especificações técnicas:


§ 1º - Devem ser produzidos em Word, fonte Arial, corpo 12, espaço 1,5, e conter, no mínimo 10 (dez) e no máximo 15 (quinze) laudas no formato A4, incluindo texto, resumo, notas de rodapé, bibliografia, ilustrações, figuras, gráficos e fotos, se for o caso, sempre observando as normas técnicas da ABNT. Os trabalhos devem conter resumo de até quatro parágrafos.

 

§ 2º - A primeira página deverá conter o título do trabalho, o nome completo do(s) autor(es) e coautor(es), uma mini qualificação (cerca de três, quatro ou até cinco menções acadêmicas e/ou profissionais), seus dados pessoais (endereço, telefones, e e-mail), sua vinculação institucional, se for o caso. Conforme modelo “Anexo 01”, disponibilizado para download no final do regulamento.

 

Parágrafo único. A inobservância de qualquer desses itens impedirá o exame dos trabalhos, que será automaticamente desclassificado.

 

Art. 11 - O resultado da aprovação dos trabalhos será divulgado, até o dia 16 de agosto de 2021 (segunda-feira), após as 18h, através do site do congresso (www.congressogaucho.com) e do envio de uma comunicação por e-mail para o(s) autor(es) e coautor(es) dos trabalhos selecionados.

 

Art. 12 -  O prazo para envio dos trabalhos não será prorrogado.

 
Art. 13 - O IBDFAM certificará, ao expositor, o fato de ter sido o seu trabalho selecionado e apresentado durante o Congresso, para os devidos efeitos curriculares.


Art. 14 - Caberá à Comissão Científica do Congresso decidir sobre os casos não previstos neste regulamento.

COMISSÃO CIENTÍFICA E TÉCNICA DOS TRABALHOS:

 

Ana Luíza Berg Barcellos – Advogada. Professora Universitária na UCPEL. Doutora em Política Social pela UCPEL. Membro da Diretoria do Núcleo Pelotas do IBDFAM/RS.

 

Camila Victorazzi Martta - Doutoranda e Mestre em Direito pela PUCRS. Integrante da Diretoria Executiva do IBDFAM/RS. Professora. Advogada.

 

Cristiana Sanchez Gomes-Ferreira - Mestre e Doutoranda em Direito Privado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Diretora executiva do Instituto Brasileiro de Direito de Família da seccional do Rio Grande do Sul (IBDFAM/RS).

Advogada e Professora.

 

 Diego Oliveira da Silveira – Advogado. Mestre em Direito pelo Curso de Direitos Humanos pela UNIRITTER. Professor Universitário. Membro da Diretoria Executiva do IBDFAM/RS.

 

Ísis Boll de Araujo Bastos - Professora de Direito Privado na Unifesp. Coordenadora da Câmara de Mediação da Unifesp – CAMU. Pesquisadora Líder do Grupo de Pesquisa: Estudos avançados de prática e teoria em mediação. Coordenadora da Ação de Extensão Comunica Direito Privado. Doutora e Mestra em Direito pela PUCRS, com estágio doutoral de pesquisa na Universidad de Burgos – Espanha. Mediadora formada e certificada pelo Instituto de Certificação e Formação de Mediadores Lusófonos – ICFML.

 

Laura Affonso da Costa Levy - Advogada; Mestre em Bioética; Especialista em Direito de Família e Sucessões.

 

 

Obs.: Dúvidas referentes à apresentação dos trabalhos e ao regulamento devem ser encaminhadas para rs@ibdfam.org.br