Jose-Carlos-Teixeira-Giorgis.jpg

Natural de Bagé, o Desembargador José Carlos Teixeira Giorgis, possui graduação em História Natural pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1958), graduação em Filosofia pela Universidade da Região da Campanha(1964), graduação em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1965), graduação em Filosofia pela Universidade Católica Sul-Riograndense de Pelotas(1961), especialização em Administração universitária pela Universidade da Região da Campanha(1983), especialização em Ética e Bioética pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2000), e Mestrado em Direito Civil pela PUC/RS (2015). Foi Advogado e Procurador do Estado do RS. Em 1992, foi nomeado para integrar o Tribunal de Alçada e, em 1997, promovido a Desembargador do Tribunal de Justiça, atuando na área de Família e Sucessões. Foi aposentado em 2005. É membro do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Sul.

Em sua trajetória do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul foi protagonista de votos históricos, entre eles, o primeiro acórdão reconhecendo direitos aos casais do mesmo sexo. Quando se sua despedida da magistratura, José Carlos Teixeira Giorgis, carinhosamente chamado por todos como “Juca”, asseverou que o “Juiz de Família é um forte que carrega nos ombros as dores do mundo, que o atiçam com suas agruras, e deve remediar com a serenidade do monge e a fortaleza do combatente.”

Nosso muito obrigado por toda sua dedicação e empenho na construção de um Direito mais humano e acolhedor às necessidades da sociedade!